Startup do Minho ganha prémio europeu de inovação

A Karion Therapeutics, uma startup originada na Universidade do Minho, está a ganhar reconhecimento internacional pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de um tratamento revolucionário para cancros agressivos.

Recentemente, a empresa recebeu o prémio europeu Arqus International Innovators Award, numa competição que contou com a participação de sete projetos inovadores nomeados por cada academia parceira da Aliança Europeia Universitária Arqus, entre elas, Granada, Leipzig, Maynooth, Minho, Pádua, Vilnius e Wroclaw.

A votação online envolveu mais de 700 pessoas de toda a Europa, tornando essa conquista ainda mais significativa.

A Karion Therapeutics, fundada por um grupo de apaixonados pela ciência e medicina, incluindo Marta Costa, Fátima Baltazar, Fernanda Proença e Teresa Dias Coelho, tem-se destacado na área da oncologia ao desenvolver um inovador mecanismo de ação para tratar cancros agressivos.

Esta startup, que combina a vasta experiência das Escolas de Medicina e de Ciências da Universidade do Minho, tem sido laureada com diversos prémios de inovação, incluindo o SpinUM, UI-CAN e Bluepharma/Universidade de Coimbra, além de ter sido selecionada como finalista no concurso europeu Stage Two Tech Innovation.

O objetivo da equipa da Karion Therapeutics é desenvolver um novo medicamento para cancros agressivos que apresente uma eficácia e segurança superiores aos fármacos atualmente disponíveis.

Através da utilização de uma tecnologia inovadora, o projeto demonstrou potencial para aumentar significativamente a sobrevivência dos pacientes oncológicos e melhorar a sua qualidade de vida.

O Arqus International Innovators Award, anteriormente conhecido como Virtual Company Creation Challenge, é uma prestigiada iniciativa da Aliança Europeia Universitária Arqus para reconhecer e promover startups baseadas em universidades com planos de internacionalização.

 Agora na sua quarta edição, esta competição anual proporciona às startups a oportunidade de apresentarem os seus modelos de negócio, aumentando a sua visibilidade e criando redes de contactos a nível internacional.

O prémio representa um importante impulso para a Karion Therapeutics, consolidando o seu estatuto como um dos principais atores na busca por soluções inovadoras contra o cancro.

A Karion Therapeutics é um exemplo notável da inovação portuguesa aliada à tecnologia, demonstrando que Portugal destaca-se na vanguarda da investigação médica com soluções “Made in Minho”. Através do trabalho árduo e dedicação desta equipa de empreendedores e investigadores, Portugal está a deixar marca na luta contra o cancro.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!