Portugal: talento, inovação e qualidade na Saúde

Saúde

Pela sua saúde, desenvolvemos sofisticados testes genéticos que diagnosticam doenças raras e criamos softwares que permitem tratar doentes de forma mais eficaz.

Formamos profissionais de saúde de topo. Cirurgiões, médicos e enfermeiros portugueses espalhados pelo mundo contribuem diariamente para a saúde de milhões de pessoas.

Investigadores portugueses são premiados ano após ano pelas suas descobertas em áreas como a neurologia, oncologia, doenças degenerativas ou patologia, contribuindo para a cura de milhares de doenças.

Temos quase 6.000 profissionais dedicados a atividades de I&D e quase 5.000 investigadores.

Entidades relevantes neste sector são inúmeras.

Fundação Champalimaud, o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, o iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, o IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência, INL – Laboratório Ibérico Internacional e o Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia são alguns exemplos.

A Bial, o Grupo Azevedos, o Grupo Medinfar, a Basi Laboratórios, a Bluepharma, a Tecnimede e a Hovione são empresas com capacidade produtiva instalada em Portugal, centros de I&D e laboratórios satélite.

Também as multinacionais Fresenius Kabi, Hikma, Generis, Recipharm e Vifor Pharma têm produção instalada em Portugal.

Na área da Biotecnologia, Portugal é o local ideal para o estabelecimento de parcerias, ambicionando ser um ponto de referência para o desenvolvimento inicial de novos produtos.

São disso exemplo empresas como a Technophage, Genibet, Crioestaminal, Luzitin, Immunethep, Lymphact ou Stemmatters.

No setor dos Dispositivos Médicos e Equipamentos Médicos-Hospitalares são reconhecidas as vantagens competitivas ao nível da elevada capacidade, em termos de qualidade, produtividade, qualificação dos recursos humanos e I&D.

Destacam-se empresas como a Bastos Viegas, Fapomed, Albino Dias Andrade, Normax, Neutroplast, Industrial Laborum, Laborial, Prohs, A.J. Costa & Irmãos e Codan.

Portugal desenvolveu dois medicamentos de raiz, Zebinix para a epilepsia e Opicapone para a doença de Parkinson. Novos fármacos de origem portuguesa preparam-se para melhorar o seu bem-estar.

E muito mais fica por dizer…

A fileira da Saúde e Bem-estar em Portugal regista uma evolução de relevo nas duas últimas décadas.

Afirma-se pelo talento, qualidade, segurança, modernidade, inovação e competitividade

Fatores-chave no momento de investir em Portugal.

Portugal tem também potencial para ser um hub tecnológico para as empresas do e-health, disponibilizando tecnologia avançada, quadros altamente qualificados e um crescente investimento em inovação, que têm gerado efeitos positivos em diversas áreas da sociedade.

Veja aqui o filme promocional para a fileira Saúde e Bem-estar lançado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Fonte: AICEP

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!