Portugal: O destino de pedra natural que marca tendências

Descubra por que Portugal está no TOP 10 dos principais produtores e exportadores de pedra natural, impulsionando a economia e conquistando o mundo da arquitetura e construção.

🌍 9º lugar global na extração e transformação de rochas, com uma quota de 1,8% da produção mundial.

📈 Exportações de Pedra Natural representam 0,6% das exportações nacionais totais.

🏗️ 75% da aplicação da Pedra Natural é destinada a obras civis, como habitações, edifícios públicos, monumentos e mobiliário urbano.

🎯 Líder mundial no comércio de calcários processados, com uma quota de 2,6% do mercado global.

💎 As pedreiras e minas portuguesas extraíram cerca de 320 milhões de toneladas de rocha em 2021, sendo transformadas 153 milhões.

Mas não é apenas a produção em massa que destaca Portugal.

O setor da pedra natural está em constante evolução, integrando cada vez mais tecnologias que aumentam a produção, melhoram a qualidade e diversificam os produtos. A Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET) desenvolveu a plataforma digital ANIETsoftGeo, uma ferramenta de apoio à digitalização que promove a eficiência e a competitividade das empresas do setor.

Seja nas obras emblemáticas da arquitetura, na arte funerária ou em aplicações diversas, a pedra natural portuguesa faz história. Com cerca de 2.200 empresas, das quais 42% são exportadoras, a indústria da pedra emprega cerca de 13 mil trabalhadores e registou receitas de 1.100 milhões de euros em 2021, com 400 milhões provenientes das exportações.

O setor da pedra natural eleva o país ao TOP 10 dos principais produtores e exportadores globais. Com uma quota significativa na produção mundial e liderando o comércio de calcários processados, Portugal mostra-se como uma referência incontestável na indústria da pedra.

Além do impressionante volume de extração e transformação, o setor também brilha pela sua constante evolução tecnológica, incorporando inovações que aumentam a eficiência e a competitividade.

Com a dedicação das empresas, o talento dos trabalhadores e a qualidade dos produtos, Portugal mostra o poder do seu patrimônio geológico e o impacto positivo que a pedra natural tem na sociedade e na economia.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!