Conquista Científica: Portugal bate recorde em bolsas do ERC

Quatro investigadores de instituições nacionais foram selecionados para receber financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 11,5 milhões de euros, representando 2,1% do financiamento total atribuído no âmbito do ERC Advanced Grant 2022.

Esta conquista notável envolve a aprovação de quatro projetos no concurso das Advanced Grants do ERC, algo inédito para Portugal. Henrique Veiga Fernandes, da Fundação Champalimaud, Isabel Gordo, do Instituto Gulbenkian de Ciência, Maria Manuel Mota, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, e Mariana Pinho, da Universidade Nova de Lisboa, são os beneficiários desse financiamento.

No âmbito do ERC Advanced Grant, o ERC irá financiar um total de 218 projetos, com um montante global de 544 milhões de euros. Desses, 11,5 milhões de euros serão destinados a Portugal. Além dos investigadores nacionais, também será financiado um projeto liderado por Gonçalo Castelo-Branco, do Instituto Karolinska, na Suécia.

Este financiamento reforça o papel de Portugal como um importante contribuinte para a pesquisa científica e tecnológica na Europa. O país tem se destacado na obtenção de financiamento para projetos de alto nível. Anteriormente, durante o programa-quadro Horizonte 2020, Portugal já havia garantido financiamento para oito projetos. Agora, sob o programa Horizonte Europa, em apenas dois concursos, sete projetos liderados por Portugal foram selecionados.

Os resultados evidenciam a qualidade da pesquisa desenvolvida em território português, abrangendo diversas áreas, como Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias, e Ciências Sociais e Humanidades.

Portugal  tem se consolidado como um destino atraente para investigadores e cientistas que procuram apoio e reconhecimento para as suas pesquisas inovadoras, reforçando o compromisso do nosso país em promover a excelência e impulsionar a pesquisa científica no país.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!