Portugal é o segundo maior destino mundial de enoturismo

À medida que os vinhos portugueses conquistam crescente notoriedade internacional, também os turistas que passam por Portugal não perdem a oportunidade de conhecer as várias regiões produtoras e a sua oferta diversificada.

Portugal é o quinto país europeu com a maior área de vinha plantada e o nono a nível mundial. No entanto, é o segundo maior destino mundial de enoturismo, ultrapassando países como Espanha, França, Nova Zelândia, Argentina ou Austrália, entre outros.

Um mercado que se espera que cresça dos quase 9 mil milhões de dólares gerados em 2020 a nível mundial para quase 30 mil milhões em 2030.

De acordo com a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), Portugal poderá arrecadar cerca de 2,1 mil milhões de euros com este setor, com base no index score de 7,88 atribuído a Portugal no estudo “Enoturismo – Dimensão nacional e europeia, 2022,” do Turismo de Portugal.

Apesar deste potencial, a falta de dados fiáveis tem sido um problema para o setor, que luta pela criação de uma classificação estatística específica para o enoturismo.

Entretanto, alguns grandes produtores de vinho têm avançado com a criação de empresas de animação turística para encaixar as atividades de enoturismo, uma mudança que preocupa a APENO quanto ao controlo dos dados do setor.

Apesar dos desafios, empresas como o Grupo Bacalhôa, Grupo Parras, Sogrape e Global Wines estão a prosperar no enoturismo, oferecendo aos visitantes experiências únicas nas suas vinhas e adegas. Com o crescimento constante deste setor, o enoturismo em Portugal promete continuar a ser uma experiência rica e saborosa para todos os amantes de vinho que visitam o país.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!