Conhece a mulher pioneira na cirurgia e no voto?

Beatriz Ângelo foi pioneira em várias frentes.

Integrou o primeiro grupo de mulheres a defender direitos e deveres iguais para homens e mulheres.

Foi a primeira mulher da Europa Ocidental a votar.

E foi a primeira mulher a realizar uma cirurgia!

Nascida na Guarda em 1878, ingressou no Liceu da Guarda em 1891, revelando-se uma aluna distinta, concluindo o curso em apenas 4 anos.

Frequentou a Escola Politécnica e a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa onde se formou em 1902.

Foi a primeira mulher a praticar a Cirurgia em Portugal.

Em 1903, apresentou a sua dissertação inaugural “Prolapsos Genitais (Apontamentos)” e foi a primeira mulher a praticar cirurgia, dedicando-se à Ginecologia e Obstetrícia.

Tornar-se-ia então na primeira mulher portuguesa a operar no Hospital de São José, sob a direção de Sabino Maria Teixeira Coelho.

O facto de ser viúva e de sustentar a sua filha permitiu-lhe invocar em tribunal o direito de ser considerada «chefe de família», tornando-se assim a primeira mulher a votar no país, nas eleições constituintes, a 28 de maio de 1911.

De forma a evitar que tal exemplo pudesse ser repetido, a lei do código eleitoral português foi alterada no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam exercer o seu direito de voto.

O voto feminino foi introduzido em Portugal a partir de 1931. No entanto, só após o 25 de Abril de 1974 se consagrou o sufrágio universal e foram abolidas as restrições ao direito de voto baseadas no sexo dos cidadãos.

Um exemplo de uma portuguesa de sucesso, que marcou para sempre a história de Portugal!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!