Heart Genetics: Olhamos para o coração com tecnologia

Tempo que precisamos da sua atenção: 3 minutos

Pela nossa saúde, Portugal utiliza a tecnologia para desenvolver sofisticados testes genéticos que diagnosticam doenças cardiovasculares e cria softwares que permitem tratar doentes de forma mais eficaz.

Conheça a HeartGenetics, a startup que quer manter as pessoas saudáveis através do uso de informações genéticas.

A partir de Cantanhede, a startup de Genética e Biotecnologia dedica-se a desenvolver testes genéticos e ferramentas computacionais destinados a apoiar o diagnóstico clínico.

Desta forma, sempre centrada na área da medicina cardiovascular e em conjunto com a tecnologia, a HeartGenetics desenvolve soluções que facilitam o diagnóstico e tratamento das doenças.

Um exemplo?

Esta startup desenvolveu um teste genético para saber se os componentes presentes nos medicamentos são incompatíveis com os seus genes.

Este teste genético inovador e único na Europa  informa sobre a resposta do organismo a vários medicamentos em 5 áreas terapêuticas (Psiquiatria, Gestão da dor, Oncologia, Diabetes e Cardiovascular).

Questões como:

Quer estar informado sobre a eficácia dos medicamentos que está a utilizar?

Quer evitar efeitos secundários agora e no futuro?

Quer conhecer o medicamento que melhor se adapta ao seu organismo?

São respondidas através deste teste que permite definir um plano farmacológico personalizado para o tratamento de patologias em diferentes áreas terapêuticas.

Este  teste está também associado à tecnologia, desta vez através do desenvolvimento de um software que transforma o resultado dos testes em informação útil e perceptível.

O cidadão tem acesso a uma aplicação que pode usada sempre que compra um medicamento e onde tem a informação para poder partilhar com o seu médico, conseguindo-se assim gerir melhor a terapêutica e evitar reações negativas.

Com o intuito de “levar a genética para a clínica do dia-a-dia”, coloca ao serviço do médico testes mais rápidos e fáceis de interpretar que ajudam no diagnóstico e adequação do tratamento. Sempre com o objetivo de melhorar a deteção precoce de doenças de foro cardíaco.

Um caso de uma empresa que alia investigação, inovação e tecnologia ao setor da Saúde.

Um contributo para tornar este setor estratégico para a economia nacional mais competitivo e reconhecido internacionalmente. Um exemplo do “Portugal faz Bem”!

Fonte: AICEP

Sugestão de leitura: Portugal destaca-se pelo talento, inovação e qualidade na Saúde

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!