Temos o único aquário da Europa dedicado ao bacalhau?

Bacalhau

Numa terra que se afirma como a “Capital portuguesa do Bacalhau”, Ílhavo encontramos o único aquário de bacalhaus no mundo inserido no Museu Marítimo de Ílhavo. Venha descobri-lo.

Com uma profundidade de 3,2 metros e uma capacidade de 120 metros cúbicos de água que está a uma temperatura média de 12 graus, este aquário recria o ecossistema dos bacalhaus.

São cerca de 40 bacalhaus da espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado “o nosso bacalhau”, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos.

Metade são exemplares de origem marinha, provenientes da Noruega.

Os restantes provêm da Islândia e são bacalhaus de cativeiro.

O aquário faz parte do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), uma espécie de tributo único ao trabalho no mar e às epopeias vividas pelos portugueses na pesca do bacalhau. Nos mares da Terra Nova e Gronelândia, nas fainas da Ria e na diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português.

Trata-se de um investimento num dos num dos principais valores da História, da Cultura e da atividade económica de Ílhavo.

É na indústria transformadora de pescado de Ílhavo que é transformado 80 por cento do bacalhau laborado em Portugal e os únicos navios de pesca longínqua que temos são do Porto de Aveiro.

Uma casa de cultura do mar e um verdadeiro ícone da arquitetura, desenhado pela prestigiada dupla de arquitetos, Nuno Mateus e Pedro Mateus, nomeados em 2003 para o Prémio Mies van der Rohe.

Um museu e um aquário que ganharam escala e prestigio nacional, com um crescente reconhecimento internacional.

Já sabe, da próxima vez que programar uma visita a esta região, venha visitar o único aquáriode bacalhaus na Europa. Conheça o Portugal, que não sabia!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!