Maria Nunes Pereira, a investigadora portuguesa da ‘Forbes’

Maria Nunes Pereira

Maria Nunes Pereira é uma investigadora portuguesa considerada como um dos jovens talentos pela Forbes.

Foi nos Estados Unidos que a portuguesa contribuiu para o desenvolvimento de uma cola adesiva para resolver o problema dos bebes que nascem com defeitos cardiácos congénitos.

Para os tratar, os cirugiões efetuam cirurgias de coração aberto, uma operação invasiva e por vezes arriscada. Para fechar os orifícios entre as câmaras do coração, são usadas saturas ou grampos o que pode danificar o frágil tecido.

Para resolver este problema, Maria Nunes Pereira criou uma cola biocompatível que o cirurgião pode usar para remendar os buracos no coração dessas crianças. 

O adesivo é forte e flexível o suficiente para funcionar num dos ambientes mais hostis do corpo – dentro de um coração pulsante. 

Ao contrário das suturas e grampos, a cola não danifica o tecido quando é aplicada no coração e não precisa ser substituída conforme a criança cresce. 

Maria Nunes Pereira desenvolveu esta cola como aluna da pós-graduação no programa MIT-Portugal.

O feito valeu-lhe ser a primeira portuguesa a fazer parte da lista de inovadores com menos de 35 anos da revista norte-americana “MIT Technology Review”, do Massachusetts Institute of Technology.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!