Arte Urbana: Lisboa no top 5 das melhores cidades da Europa

Obra de Vihls

Lisboa está no top 5 das melhores cidades da Europa para apreciar arte urbana. Em voga em todo o mundo, a arte urbana tem por objetivo dignificar espaços abandonados ou edifícios devolutos.

Dá-lhes nova roupagem, traz a arte para a rua,  tornando-a mais próxima de todos que pelas ruas circulam.

Este é o resultado do estudo desenvolvido pela Radical Storage, que analisou os dados da Street Art Cities, do Google Maps e dos blogs de viagens, bem como as avaliações das obras e as partilhas nas redes sociais.

Para além de Lisboa, este estudo também elegeu os melhores bairros da Europa, onde o bairro de Campo de Ourique ficou entre os dez primeiros.

Estas escolhas refletem a aposta que tem sido feita na exposição de inúmeras obras de arte urbana espalhadas pela cidade de Lisboa, de artistas como Vhils, Bordallo II, Odeith, Tamara Alves, entre outros igualmente reconhecidos.

E a propósito de arte urbana, conhece a GAU?

Lisboa tem uma GAU – uma Galeria de Arte Urbana. A sua missão é a de promoção do graffiti e da street art na cidade.

Por exemplo, pela cidade há obras que ilustram fachadas de prédios em bairros como a Graça, Marvila e Chelas.

Lisboa, torna-se assim, um museu a céu aberto.

Vhils, Bordalo II,  Sumo Doubledevil,  Binau,  são alguns dos nomes mais sonantes que adornam as paredes da cidade. Vhils é conhecido por esculpir rostos em fachadas, enquanto Bordalo II cria arte a partir de lixo.

Na fotografia que ilustra este artigo, vemos uma homenagem de Vhils à fadista Amália Rodrigues.

Obra de 2015, situada na Calçada do Menino Deus, utiliza a calçada portuguesa para ilustrar o retrato da fadista. Visite-a a caminho do Castelo de São Jorge!

Há um mundo artístico alternativo por descobrir em Portugal, basta olhar em redor. 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!