Boom da Amêndoa: Portugal rumo ao Topo dos Produtores Globais

Portugal Destaca-se Globalmente na Produção de Amêndoas: Crescimento de 20% em 2023

Portugal está a trilhar o caminho para se destacar como um dos principais produtores mundiais de amêndoas nos próximos quatro a cinco anos, impulsionado por colheitas consistentemente bem-sucedidas.

As projeções para 2023 indicam uma colheita recorde de cerca de 20 mil toneladas de miolo de amêndoa, refletindo um notável crescimento de 20% em comparação com o ano anterior segundo a associação Portugal Nuts.

Com o aumento da capacidade produtiva das amendoeiras na região da EDIA e outros amendoais nacionais a operar com plena capacidade, Portugal alcançou uma produção de amêndoas suficiente para atender à procura interna e, ao mesmo tempo, explorar oportunidades de exportação.

Este cenário promissor consolida Portugal como uma peça-chave no cenário global da produção de amêndoas.

A proximidade estratégica com os principais importadores e exportadores de amêndoas, especialmente Espanha, tem sido uma vantagem significativa para Portugal.

Os Operadores espanhóis reconhecem as condições favoráveis, como a localização estratégica e o acesso a variedades conhecidas em Espanha, motivando-os a adquirir amêndoas em solo português.

Apesar da atual representação modesta no mercado global, liderado pelos Estados Unidos com uma participação de 78% na produção mundial, a confiança reside no potencial das amêndoas portuguesas para conquistar um lugar de destaque entre os quatro principais produtores, logo atrás da Espanha, ocupando a terceira posição.

Embora Portugal ainda não tenha uma presença expressiva no mercado mundial, a confiança na consolidação dessa posição é evidente. Destaca-se a adoção de tecnologia de ponta na produção, impulsionando a eficiência e a inovação para assegurar um papel de destaque no cenário global da produção de amêndoas.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!