Somos o maior fabricante de bicicletas da Europa

Bicicleta

Portugal é, desde 2019, o maior fabricante europeu de bicicletas.

Uma posição que se admite que se mantenha durante este ano, com mais de três milhões de unidades saídas das fábricas nacionais.

Segundo a Associação Nacional das Indústrias das Duas Rodas, Ferragens, Mobiliários e Afins (ABIMOTA), Portugal é o maior fabricante europeu de bicicletas há três anos seguidos. Em 2019, Portugal derrubou Itália , líder do setor.

As exportações do setor cresceram 4% em 2020, 39% em 2021 e 37% em 2022, ultrapassando os 800 milhões de euros

Pelo caminho, Portugal passou a ter:

  • a maior fábrica de montagem de bicicletas da Europa – a RTE, em Vila Nova de Gaia -,
  • o maior produtor de rodas, a Rodi, em Aveiro,
  • a primeira unidade de quadros em fibra de carbono fora da Ásia – a Carbon Team, de Vizela, resultado de uma joint venture que alia capital português, alemão e chinês,

entre muitos outros investimentos diferenciadores.

E que vão continuar!

A pandemia trouxe uma redescoberta do ciclismo, com milhares de pessoas a pegarem nas bicicletas como forma de evitar os contágios nos transportes públicos. Esta tendência manteve-se com uma “enorme procura” por parte dos países do centro e norte da Europa. A agenda climática também tem ajudado, com a procura por bicicletas elétricas a crescer. Uma indústria, a “de duas rodas”, que tem sido um sucesso e um exemplo do “Portugal Faz Bem”.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error

Um lugar para ler e compartilhar notícias positivas. Comemorar o que é bom em Portugal. Dar às notícias boas a visibilidade normalmente guardada apenas para o que é negativo. Ajude-nos a contagiar todos com este espirito construtivo!